A montadora alem? investiu US$ 1 bilh?o na f?brica que o presidente do Conselho de Administra??o da Volkswagen, Martin Winterkorn, disse ser uma das mais ecol?gicas do mundo e que servir? para impulsionar a empresa ao posto de principal fabricante de autom?veis do mundo at? 2018.
Winterkorn, que participou da cerim?nia de inaugura??o de Chattanooga junto com o secret?rio de Transportes dos Estados Unidos, Ray LaHood, e o presidente da Volkswagen nos EUA, Jonathan Browning, acrescentou que, a partir de agora, "a Volkswagen est? mais do que nunca em sua casa nos Estados Unidos".
Segundo Winterkorn, a Volkswagen fez "grandes promessas aos Estados Unidos" em 2008 e a montadora alem? as cumpriu com a abertura da f?brica de Chattanooga, garantindo o emprego direto de 2 mil pessoas e a produ??o do novo Passat, "um carro feito por americanos, para os Estados Unidos".
A f?brica de Chattanooga, cidade localizada no estado do Tennessee, tem capacidade para produzir 150 mil ve?culos por ano. Al?m da cria??o direta de 2 mil empregos, ser?o criados outros 9,5 mil postos de trabalho indiretos no pa?s, uma vez que 85% das pe?as do Passat ser?o produzidas no Tennessee por empresas locais.
Um dos detalhes da f?brica ? a utiliza??o de um processo de pintura de autom?veis que reduz em 20% as emiss?es de di?xido de carbono. Al?m disso, Chattanooga utilizar? menos ?gua que qualquer outra f?brica de montagem similar no mundo.
A oficina de pintura de Chattanooga ? a primeiro do mundo a utilizar um processo de separa??o para a camada superior sem necessidade de ?gua e, al?m disso, a f?brica recolhe e utiliza a ?gua de chuva para o processo industrial.
Em rela??o ao sistema de ilumina??o, ser? a primeira f?brica da Volks que funciona totalmente com LEDs (D?odos Emissores de Luz) para a ?rea externa. No total, Chattanooga requer 20% menos eletricidade para seu sistema de ilumina??o que f?bricas similares.
"Hoje ? um grande dia para Volkswagen, para o Tennessee e para os Estados Unidos", declarou Ray LaHood, que tamb?m elogiou a decis?o da montadora de produzir em Chattanooga uma vers?o do Passat com um motor diesel limpo.
LaHood declarou que num momento em que um motorista americano pode gastar US$ 60 e US$ 70 para encher o tanque de seu ve?culo, o setor automotivo "vive um momento de transforma??o" e "o diesel limpo deve fazer parte desse momento".
O secret?rio de Transportes americano acrescentou que o Passat a diesel consome entre 5,8 e 4,7 litros a cada 100 quil?metros, e emite 30% menos g?s carb?nico que ve?culos semelhantes.
O novo Passat, revelado em janeiro deste ano, foi desenhado especificamente para o mercado americano. ? mais amplo e espa?oso que o modelo europeu e custar? cerca de US$ 20 mil. O ve?culo estar? dispon?vel com tr?s motores: um de 2,5 litros de gasolina, um de 2 litros de turbodiesel e um VR6 de 3,6 litros.
Com este ve?culo, a Volkswagen quer competir no segmento mais disputado do mercado americano, o dos sed?s m?dios. Seus rivais s?o o Toyota Camry (o sed? mais vendido nos EUA durante mais de uma d?cada), o Ford Fusion e o Chevrolet Malibu, entre outros.
Os diretores alem?es ressaltaram que a f?brica de Chattanooga ? pe?a-chave do ambicioso plano de transformar a Volkswagen no principal fabricante mundial de autom?veis. A montadora quer vender 800 mil ve?culos por ano nos Estados Unidos at? 2018.
A Volks, que tem cerca de 600 concession?rias nos EUA, vendeu 256.830 ve?culos em 2009 no pa?s, 20,3% a mais que em 2009. O ve?culo mais vendido foi o modelo Jetta, com 123.213 ve?culos, enquanto foram vendidas 12.497 unidades do Passat.