
(Farsa: tchecas que supostamente queriam conhecer o Brasil são garotas-propaganda de uma cervejaria européia)
A revista Playboy, da Editora Abril, que também publica VEJA, confirmou nesta quarta-feira o interesse em ter a eslovaca Michaela Matejkova e a inglesa Alicia Seffras nuas em um ensaio fotográfico. Voluptuosas e sob o codinome de Michaela e Dominika, elas atraíram a atenção de milhares de usuários da internet que passaram a replicar os vídeos postados no blog We Luv Brazil, em que elas simulavam ser da República Checa querendo aprender português e pedindo dicas turísticas do país. O primeiro vídeo da série alcançou 2 milhões de visualizações. Os contatos da publicação com as duas foram iniciados.
Depois de atrair a atenção de usuários da internet, as duas foram convidadas a apresentar um quadro no programa Pânico na TV!, da RedeTV, que as trouxe para o Brasil há algumas semanas. Acompanhadas pela dublê de repórter Sabrina Sato, Michaela e Dominika conheceram pontos turísticos em São Paulo, na Bahia e em Pernambuco. Os passeios foram mostrados como uma espécie de reality show do programa.
O que não se sabia -- até esta semana -- é que as duas são protagonistas de um viral de internet e parte da campanha de uma cerveja que será lançada no Brasil no segundo semestre deste ano pela Companhia Brasileira de Bebidas Premium, sediada em Recife. O Pânico na TV!, que por três finais de semana exibiu passeios com as duas "checas", é patrocinado por uma marca nacional de cerveja e teria caído no conto do publicitário ao exibir, como uma de suas atrações, duas garotas-propaganda de uma cerveja concorrente. No último domingo (15), o programa parou de mostrá-las sem dar maiores explicações aos telespectadores. A produção informou que as viagens das personagens Michaela e Dominika foram bancadas pelas duas.
A campanha publicitária, segundo apurou a revista Exame, também da Editora Abril, foi criada pelo publicitário Jader Rosseto. Em entrevista ao site da revista, Rosseto afirmou que o programa da RedeTV! de fato não sabia que as duas personagens eram fictícias.
Assista abaixo ao primeiro vídeo publicado pelas personagens ficíticas dizendo-se interessadas em conhecer o Brasil.