A n?mero dois do mundo, Suzann Pettersen, e a n?mero quatro, Cristie Kerr, acreditam que Rio 2016 representa uma oportunidade ?nica para que o esporte se estabele?a em um pa?s onde menos de um em cada oito mil pessoas pratica o esporte atualmente.
Menos de uma semana depois de participar da etapa final do Sybase Match Play Championship em New Jersey, Pettersen e Kerr estavam sentadas em espregui?adeiras, tomando suco de frutas na praia do Botafogo, esperando que n?o seria a ?ltima oportunidade de desfrutar a praia ensolarada do Rio de Janeiro.
"Temos cinco anos at? voltarmos para as Olimp?adas do Rio, e o HSBC LPGA Brasil Cup ? o alicerce no qual nosso esporte tem de se apoiar???, disse Pettersen durante a prepara??o para esse evento em campo limitado de dois dias, no Itanhang? Golf Club.
"N?o podemos perder essa oportunidade???, declarou a norueguesa, que fez parte de uma equipes que defendeu com sucesso a volta do golfe ao COI h? dois anos.
"Sentar ? sombra do P?o de A??car ? espetacular e o Rio ? deslumbrante, mas se vamos agarrar essa oportunidade ol?mpica, temos de continuar a crescer aqui. Temos o melhor grupo de golfe feminino que o Brasil j? viu, por isso essa semana j? ? um sucesso, mas precisamos continuar crescendo???, disse Kerr, certa de que o golfe precisa de uma base acima dos 25 mil jogadores entre as estimadas 200 milh?es de pessoas que habitam o quinto pa?s mais populoso do mundo e uma na??o com uma das economias de maior crescimento do mundo.
Kerr e Pettersen tamb?m passaram alguns ensinamentos para as crian?as do Projeto Japeri, financiado pela R&A, um programa comunit?rio que est? desenvolvendo mais de 100 jovens golfistas de uma das ?reas mais pobres da cidade.
"O Brasil e o golfe precisam do tipo de abordagem ???de cima em baixo??? que praticamos tradicionalmente com nossos patroc?nios para o golfe na ?sia e no resto do mundo. O esporte precisa crescer em n?mero de participantes e precisa se espalhar demograficamente???, disse Giles Morgan, chefe de patroc?nio do Grupo HSBC.
"Em resumo, o esporte precisa ampliar seu perfil e criar o perfil dos principais jogadores. Melhorar a qualidade do maior torneio internacional no Brasil ? um passo, e esses passos s? v?o aumentar ? medida que o golfe se aproxima das Olimp?adas de 2016, especialmente considerando a taxa de crescimento da economia do brasileira???.
A HSBC LPGA Brasil Cup, que acontecer? nos dias 28 e 29 de maio, oferece pr?mio em dinheiro de US$ 720.000 e atraiu quatro importantes campe?es e 12 vencedores do torneio LPGA, entre 30 jogadoras.
Para outras informa??es:www.lpgabrasil.com.br