13 maio 2011

Obama anuncia renúncia de George Mitchell

George Mitchell renuncia ao cargo de enviado americano para o Oriente Médio

George Mitchell renuncia ao cargo de enviado americano para o Oriente Médio (Khaled Desouki / AFP)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta sexta-feira a renúncia de George Mitchell, 77, enviado especial para o Oriente Médio, e reafirmou o compromisso do país de alcançar a paz entre israelenses e palestinos.

"Nos últimos dois anos e meio, George Mitchell trabalhou de maneira incansável para a paz como emissário especial dos Estados Unidos para o Oriente Médio", disse Obama em um comunicado. "Como nação, seguimos comprometidos em alcançar a paz no Oriente Médio e em continuar com o trabalho de George para chegar a este objetivo", explicou.

O diplomata renunciou ao cargo pouco antes do esperado discurso de Obama dirigido ao mundo islâmico sobre a estratégia dos Estados Unidos na região, que deve acontecer na próxima quarta-feira. O novo embaixador americano em Israel será Daniel Shapiro, alto assessor que ajudou Obama a delinear a resposta às revoltas populares no mundo islâmico.

Perfil – George Mitchell, reconhecido por ter ajudado no processo de paz do conflito da Irlanda do Norte, foi um dos primeiros membros da equipe de Obama a ser apontado para a função de enviado para o Oriente Médio com o objetivo de mediar negociações.

Nos últimos dois anos, o diplomata ficou encarregado da árdua tarefa de negociar a paz entre Israel e os palestinos, mas os esforços foram em vão. "(Mitchell) assumiu um dos trabalhos mais difíceis e trabalhou durante horas muito duras para alcançar a paz", comentou Obama no comunicado.

As negociações de paz ficaram estagnadas em setembro de 2010 depois que Israel se negou a prolongar a moratória parcial sobre a construção de colônias na Cisjordânia, expandindo aos assentamentos judaicos na região também habitada por palestinos. Diante do impasse, os Estados Unidos passaram a tentar retomar o diálogo, e, desde então, Mitchell não retornou à região.

(Com agência France-Presse)