19 maio 2011

Lady Gaga já é a celebridade mais poderosa do mundo, segundo a revista 'Forbes'

Lady Gaga

Lady Gaga: mais poderosa também que Justin Bieber (Fernando Aceves/EFE)

A cantora americana Lady Gaga conseguiu tirar da apresentadora Oprah Winfrey o posto da celebridade mais poderosa do mundo, segundo uma lista divulgada nesta quarta-feira pela revista Forbes em seu site. Oprah, que conquistou esse título em quatro ocasiões, ficou relegada ao segundo lugar do ranking que reúne cem estrelas do cinema, televisão, música e esporte. Gaga alcançou a liderança não apenas pelos 90 milhões de dólares que ganhou nos últimos doze meses, mas também por seu poder nas redes sociais.

A intérprete de Telephone, que possui 32 milhões de admiradores no Facebook e um recorde de 10 milhões de seguidores no Twitter, alcançou a marca de 1 milhão de downloads do single Born This Way em apenas cinco dias. O fato que a puxou do posto número 4 em 2010 ao topo da lista da Forbes deste ano, mesmo que ainda esteja muito distante dos 290 milhões de dólares que Oprah Winfrey ganhou no último ano.

A apresentadora mais famosa da televisão americana segue como a celebridade mais rica do ranking elaborado com base nos lucros relacionados ao mundo do espetáculo e à exposição que seus protagonistas alcançaram nos meios de comunicação entre maio de 2010 e maio de 2011. 

A chegada de Lady Gaga ao topo da lista da Forbes demonstra o crescente poder das redes sociais no mundo dos famosos. A presença do astro juvenil Justin Bieber, estreando já na terceira posição, reforça ainda mais essa tendência. Com um lucro de 53 milhões de dólares nos últimos doze meses, Bieber se tornou a celebridade mais jovem a integrar a lista, uma vez que, com apenas 17 anos, conseguiu que o vídeo de Baby obtivesse 500 milhões de visualizações no YouTube - um recorde para o portal.

O quarto lugar do ranking da Forbes ficou com a banda irlandesa U2, que, no mesmo período, ganhou 195 milhões de dólares. Na quinta posição aparece o cantor Elton John, seguido pelo golfista Tiger Woods, a cantora Taylor Swift, o vocalista Bon Jovi, o produtor e jurado de programas de TV Simon Cowell, e o astro da NBA LeBron James.

O primeiro ibero-americano a aparecer no ranking da revista é o jogador português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, seguido pelo tenista espanhol Rafael Nadal (46) e o dominicano Alex Rodríguez (49), jogador de beisebol do New York Yankees. Também estão na lista a modelo brasileira Gisele Bündchen (60), o jogador argentino Lionel Messi (62), e as atrizes Jennifer López (50) e Eva Longoria (81). Entre os novatos da lista, destacam-se a cantora Katy Perry (12), o diretor de cinema Christopher Nolan (47), a atriz Natalie Portman (75) e o ator Mark Harmon (98).

Uma surpresa foi a ascensão no ranking do magnata do ramo imobiliário Donald Trump, que, em apenas doze meses, passou do número 32 ao 17 graças a sua constante presença na mídia por conta da possibilidade de se candidatar às próximas eleições presidenciais nos Estados Unidos.

Entre as quedas, destacam-se a da cantora Britney Spears, que não consta na lista deste ano, mesmo tendo ocupado o sexto lugar no ano passado, e a de Beyoncé Knowles, que caiu do segundo posto para o de número 29. Mesmo com duas mulheres liderando a lista da Forbes, os homens ocupam 67 das 100 posições do ranking e são responsáveis por 73% do total de 4,5 bilhões de dólares movimentados por essas celebridades.

(Com agência EFE)