
A obra Sixteen Jackies, do artista americano Andy Warhol, foi arrematada nesta terça-feira por 20,2 milhões de dólares em um leilão de arte contemporânea em Nova York. No quadro, o pai da pop art retrata a ex-primeira-dama americana Jacqueline Kennedy. Foi o lance mais alto da noite, que rendeu à casa de leilões Sotheby's um total de 128 milhões de dólares.
Em preto, azul e dourado, Sixteen Jackies é um mosaico de 16 fotografias de Jacqueline tiradas em novembro de 1963, quando seu primeiro marido, o então presidente John F. Kennedy, foi assassinado em Dallas, no Texas. São imagens tiradas pouco antes do assassinato e durante o enterro. Dois outros retratos de Jacqueline Kennedy, também de Warhol, foram vendidos por 3,72 milhões de dólares.
Outras apostas do leilão decepcionaram. A escultura Pantera Cor-de-Rosa, do americano Jeff Koons, estava estimada em até 30 milhões de dólares, mas saiu por apenas 16,8 milhões.
Temporada de leilões - A Sotheby's inaugurou na segunda-feira a série de leilões de arte contemporânea de Nova York, com lotes da coleção do marchand nova-iorquino Allan Stone. A temporada continua nesta quarta-feira com um pregão organizado pela Christie's, de que Andy Warhol também é destaque. Entre as obras oferecidas, está um dos últimos autorretratos de Warhol, avaliado entre 30 milhões e 40 milhões de dólares.
E Warhol também será a estrela do leilão de arte moderna organizado pela companhia Phillips de Pury, que na quinta-feira oferecerá Liz número 5, estimado entre 20 milhões e 30 milhões de dólares. Trata-se de um retrato da atriz Elizabeth Taylor, que morreu em março, aos 79 anos.
(com EFE)