19 maio 2011

Igreja centenária ganha projeção 3D no Rio

Projeções vão transformar a fachada da Igreja de Santa Rita, no centro do Rio

Projeções vão transformar a fachada da Igreja de Santa Rita, no centro do Rio (Divulgação)

A Igreja de Santa Rita, no Centro do Rio, será transformada num imenso painel para um espétaculo de luzes, som e movimento. Projeções sincronizadas e de alta definição vão iluminar, colorir e distorcer a centenária fachada da igreja, nos dias 26 e 27 de maio, dentro do projeto Animando a Rua Larga. A ação também faz parte das comemorações pelo Dia de Santa Rita, celebrado em 22 de maio.

Divulgação

Animação feita sob medida Pássaros: animação feita sob medida

A tecnologia, conhecida como mapeamento de projeção, foi desenvolvida pela produtora carioca SuperUber - que une arte, tecnologia e interatividade. O efeito só é possível graças a um software que permite alinhar imagens sobre superfícies tridimensionais. As animações foram feitas especialmente para a igreja, após um meticuloso mapeamento da fachada.

A projeção será dividida em dois momentos: uma performance de dois minutos, e uma ambientação de 20 minutos de duração. A fachada da igreja ora aparecerá iluminada por linhas brancas e pássaros em revoada, ora preenchida por cubos e luzes que parecem explodir. A fachada centenária irá se desconstruir diante do público. As projeções acontecerão das 18 horas às 22 horas.

“A arquitetura, principalmente de um prédio antigo, é tida como algo sólido, imutável. O mapeamento é a evolução da projeção tradicional, e transforma a igreja numa arquitetura de luz e movimento. A ideia é brincar com essa noção, transformar o real em algo irreal, inesperado, mutável. O projeto cria um diálogo único e original entre arquitetura, animações, softwares, sincronização, projeção e iluminação”, diz Liana Brazil, sócia da SuperUber.