
Neymar comemora o gol do Santos contra o Once Caldas com um soco no ar (Fotoarena)
O Santos confirmou seu favoritismo e avançou às semifinais da Taça Libertadores da América. Os brasileiros empataram em 1 a 1 com o Once Caldas, na Colômbia, na noite desta quarta-feira. Como haviam vencido o jogo em Manizales, na semana passada, a equipe liderada em campo por Neymar garantiu a classificação.
O adversário santista sai do confronto entre Cerro Porteño, do Paraguai, e Jaguares, no México. A partida de ida, em Tuxla Gutiérrez, terminou empatada em 1 a 1. A volta esta marcada para amanhã à noite em Assunção.
O jogo foi no estádio do Pacaembu, em São Paulo, que estava lotado por 31.000 pagantes. O Santos iniciou a partida a todo vapor. Aos onze minutos, Neymar abriu o placar em um belo chute da entrada da área. A bola entrou no canto direito de Martínez.
A vantagem prometia uma jornada tranqüila para os alvinegros. Só que o Once Caldas mostrou-se um time frio. Soube segurar a empolgação santista e, embora na maior parte do tempo na defensiva, nunca deixou de preocupar os zagueiros santistas.
O gol dos colombianos veio aos 29 minutos. Após cruzamento para a área, Rentería dominou livre e tocou no canto esquerdo. Os comandados por Muricy foram para o vestiário preocupados.
O sofrimento santista durou todo o segundo tempo. Se marcasse mais um gol, o Once Caldas aplicaria a sua segunda zebra na competição – nas oitavas de final, o time de Manizales eliminou o Cruzeiro em Minas Gerais.
O santistas tiveram ótimas oportunidades para ganhar tranquilidade. Zé Eduardo perdeu dois gols incríveis, aos 2 e 4 minutos da etapa final. Aos 38 minutos minutos, Neymar sofre pênalti. O craque santista bateu fraco e o goleiro defendeu.
O Once Caldas pressionou até o fim. Teve chances em faltas cobradas próximas da área e em escanteios. Mas faltou habilidade a seus atacantes para levar a classificação para a semifinal.