22 maio 2011

Cliente estrangeiro ajuda a reduzir custo

Distribuidores e clientes nos pa?ses para os quais os produtos s?o enviados podem ser grandes parceiros em ?poca de crise cambial.

Foi negociando com um de seus compradores que Raquel Cruz, 42, dona da f?brica de cosm?ticos Feiti?os Arom?ticos, p?de reduzir custos no processo de exporta??o.

A empres?ria tem dois clientes na Europa -um em Portugal e outro na Espanha-, para os quais fazia seis remessas anuais. Com a crise financeira, os pre?os dos produtos come?aram a subir.

Exporta??o de pequena e microempresa sobe 62%

Cruz combinou ent?o a redu??o do n?mero de remessas para cortar gastos: a companhia portuguesa, que tem opera??es no Brasil, exporta os produtos e os repassa para o cliente espanhol.

"Reduzimos os custos de exporta??o diminuindo para tr?s remessas anuais e fazendo a opera??o por interm?dio do cliente. Pudemos manter pre?o e volume de vendas", diz Cruz, que tem nos planos aumentar o investimento em exporta??o a partir de 2012.

Buscar parcerias no pa?s de destino ? recomendado pelo consultor Batista Gigliotti, da Fran Systems, consultoria de estrat?gia e desenvolvimento de neg?cios. Para ele, o contato com distribuidores locais ? fundamental para quem pretende, al?m de exportar produtos, montar um neg?cio em outro pa?s.

INCENTIVO

Outra dica do consultor ? buscar programas governamentais de apoio e financiamento para exporta??es.

A Folha levantou tr?s iniciativas do governo que visam incentivar micro e pequenas empresas que queiram ir para o exterior (veja mais no quadro abaixo).

A Apex-Brasil, por exemplo, oferece aux?lio a diversos setores, com qualifica??o de empres?rios e promo??o comercial em outros pa?ses.

J? o Proex (Programa de Financiamento ?s Exporta??es), operado pelo Banco do Brasil, oferece ?s empresas financiamento e equaliza??o, arcando com parte dos encargos financeiros incidentes, "de forma a tornar as taxas de juros equivalentes ?s praticadas internacionalmente".

H? ainda o PSI-SW (Projeto Setorial Integrado de Software e Servi?os), destinado ao apoio ? exporta??o de softwares e produtos ligados ? ?rea. O projeto oferece servi?os como consultoria e pesquisa de mercado.

Anderson Spier, s?cio da Cal?ados Biondini, afirma utilizar cartas de cr?dito do Proex para tornar seu produto mais competitivo l? fora.

"Eu recebo o dinheiro logo que envio a mercadoria, sem precisar aguardar a chegada do produto na empresa do comprador", diz Spier.

As exporta??es representam 12% de seu faturamento. Os planos s?o aumentar esse n?mero para 25% neste ano.