22 maio 2011

Campanha de marketing por e-mail pede objetividade

DANIELE MAIA TELLES
COLABORA??O PARA A FOLHA

O e-mail ? a principal ferramenta do marketing direto hoje.

Das campanhas brasileiras contabilizadas pela Abemd (Associa??o Brasileira de Marketing Direto), 78% o utilizam.

O desafio, no entanto, ? saber como utiliz?-lo de maneira eficiente e sem que ele seja deletado como spam.

O primeiro passo ? pedir autoriza??o pr?via, segundo Eduardo Ayrosa, professor da FGV/Ebape (Escola Brasileira de Administra??o P?blica e de Empresas da Funda??o Get?lio Vargas).

"Receber uma mensagem que voc? n?o solicitou ? uma agress?o, como se voc? fosse parado na rua e obrigado a receber uma informa??o", diz Ayrosa, que considera a iniciativa como antipropaganda.

Para que seu e-mail marketing n?o v? parar na lixeira, a dica ? ser objetivo. No assunto, a empresa deve unir clareza e criatividade, segundo Ayrosa.

Outra recomenda??o ? segmentar os comunicados de acordo com os p?blicos de interesse, afirma Edson Barbieri, CEO da Frontier Digital Business, empresa especializada em solu??es para marketing digital.

"As empresas devem coletar o m?ximo de informa??es sobre seu p?blico e atualiz?-las", complementa. O acompanhamento dos resultados da comunica??o, dizem os especialistas, ? importante para avaliar o que melhor funciona com o p?blico.

Para ajudar as empresas que t?m d?vidas a respeito do tema, a Abemd elaborou o C?digo de Autorregulamenta??o para Pr?tica de E-mail Marketing. Uma das recomenda??es ? que o comunicado tenha a op??o de ser cancelado, se assim ele desejar.

Os 10 passos do e-mail marketing eficaz:

N?o compre lista de endere?os, pois s?o anti?ticos e podem n?o trazer o retorno desejadoTenha uma pol?tica de capta??o de e-mail clara. Sorteios, pesquisas, feiras e eventos s?o boas oportunidades para contatar esse clienteS? mande e-mail com autoriza??o do cliente, e garanta a op??o de descadastramento autom?tico caso o destinat?rio n?o tenha mais interesse de receber e-mailsExclua da lista os e-mails que retornem com erros definitivos de envio. Se poss?vel, invista em um programa que lhe ofere?a dados sobre o retorno das a??es (quantas pessoas abriram o e-mail, quantas realizaram a a??o final desejada com o e-mail marketing)Planeje a campanha com vistas aos objetivos de sua empresaInvista na informa??o criteriosa sobre seu cliente e segmente a sua base de dados para direcionar informa??es de acordo com o perfilN?o envie e-mail s? com imagens ou utilizando Flash. D? uma op??o para que ele abra a mensagem em um linkN?o envie arquivo anexo, pois os programas de e-mail podem interpret?-lo como spam.Pelo mesmo motivo, evite palavras como "gr?tis", "clique aqui", "promo??o", "oferta" e "o mais barato"Siga as regras do Capem. Ou seja, tenha boas pr?ticas de conduta e sempre respeite o que foi acordado (se foi) no momento da coleta da autoriza??o.Fontes: entrevistados