O Brasil est? no caminho de se tornar um novo motor de crescimento para o setor de produtos de luxo, afirmaram executivos no Reuters Luxury and Fashion Summit nesta semana.
As vendas de mercadorias de luxo no pa?s ainda s?o pequenas em rela??o a outros mercados emergentes como China, R?ssia e Oriente M?dio, mas est?o crescendo muito mais r?pido que o esperado.
Mercado de luxo prev? expans?o de 20%
Muitos grupos que vendem itens luxuosos contiveram por um longo tempo as apostas em grandes neg?cios no pa?s, dissuadidos pelas altos impostos sobre as importa??es do Brasil, pela complexa burocracia e pela falta de espa?o no varejo.
Mas durante os ?ltimos anos, Gucci, Chanel, Burberry, Christian Louboutin e outros grandes nomes abriram lojas no Brasil, fisgadas por novos shoppings luxuosos e pelo aumento do poder aquisitivo da classe m?dia do pa?s.
O n?mero de indiv?duos com renda muito alta no Brasil tamb?m subiu. Em 2010, o Brasil somou 30 bilion?rios, aumento de 60% frente a 2009, devido ao benef?cio proporcionado pelos maiores pre?os das commodities e por uma moeda mais forte, segundo a Forbes.
A loja Diane von Furstenberg, aberta h? dois anos no shopping Iguatemi, de S?o Paulo, posiciona-se como a segunda maior da grife em vendas, ficando atr?s apenas da loja de Nova York, afirmou a estilista esta semana.
"Eu n?o esperava isso", disse Furstenberg durante o Luxury and Fashion Summit em Paris.
A marca Hermes afirmou que suas vendas est?o crescendo rapidamente em sua loja no shopping Cidade Jardim, tamb?m em S?o Paulo. A loja foi aberta h? dois anos, ap?s muitas tentativas malsucedidas de atrair parceiros.
Como sinal de que o pa?s est? no radar do mundo do luxo, o jornal International Herald Tribune sediar? seu encontro anual sobre mercado de luxo em S?o Paulo, em novembro.
"A evolu??o do Brasil ? impressionante", disse Jean-Marc Jacot, presidente-executivo da marca de rel?gios de luxo Parmigiani, no summit em Paris.
Mas se muitas marcas est?o levando o Brasil mais a s?rio, isso tamb?m se deve ao fato de que mais brasileiros est?o gastando mais com luxo fora do seu pa?s natal do que faziam antes.
Os gastos de brasileiros em lojas francesas subiram 56% no ano passado e avan?aram 53% no primeiro trimestre de 2011, marcando a maior expans?o entre todas as nacionalidades, afirmou a Global Blue, provedora de servi?os de reembolso de impostos para turistas em um relat?rio publicado este m?s.
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