22 maio 2011

Volks adianta produ��o do SpaceFox no Paran�

ESTELITA HASS CARAZZAI
DE CURITIBA

Depois de o governo anunciar barreiras ? importa??o de ve?culos, a Volkswagen decidiu acelerar mudan?as na linha de produ??o de sua unidade do Paran?.

Em meio a greve, concession?rias Volks temem falta de carro
Veja a p?gina de classificados de ve?culos

Essa f?brica vai incorporar a parte final da fabrica??o do SpaceFox --atualmente importado pela montadora de sua unidade na Argentina.

A mudan?a j? estava prevista, conforme funcion?rios da empresa, mas foi adiantada depois de o clima no com?rcio bilateral com o pa?s vizinho piorar.

Na semana passada, o governo suspendeu a emiss?o autom?tica de licen?as de importa??o de ve?culos e atingiu principalmente as marcas que v?m da Argentina. Ontem, parte dos ve?culos que aguardavam libera??o na fronteira foi liberada.

Segundo o coordenador da comiss?o de f?brica da unidade paranaense, Gilson Batista, a inten??o de produzir o SpaceFox no local havia sido anunciada internamente h? pouco mais de um m?s, mas n?o tinha prazo para ser posta em pr?tica.

Com a mudan?a, a carca?a do autom?vel continuar? vindo do pa?s vizinho, mas o processo de pintura e montagem ser? feito na unidade do Paran?, conforme funcion?rios da empresa.

Batista diz que j? h? funcion?rios na f?brica trabalhando na adapta??o da linha de montagem.

Segundo ele, a decis?o de trazer o SpaceFox para o Brasil foi motivada por problemas de qualidade na unidade argentina e tamb?m pelo aumento na demanda pela picape Amarok, produzida no pa?s vizinho.

Haver?, portanto, uma readequa??o nas duas unidades. N?o h? uma estimativa para o in?cio da montagem do SpaceFox no Paran?. Procurada, a Volkswagen informou que n?o comentaria.

O coordenador da comiss?o de f?brica disse que a mudan?a ? simples, mas provavelmente demandar? a contrata??o de mais funcion?rios.

A amplia??o do efetivo j? estava sendo negociada entre o sindicato e a empresa antes de os funcion?rios entrarem em greve, h? duas semanas.

GREVE

A greve na unidade paranaense, respons?vel por cerca de 25% da produ??o da Volkswagen no Brasil, entra hoje no 17? dia. Os trabalhadores querem o aumento da PLR (Participa??o nos Lucros e Resultados) proposta pela empresa.

Nos c?lculos do sindicato, cerca de 8.900 ve?culos (modelos Fox, Golf e CrossFox) deixaram de ser produzidos at? agora.

+ CANAIS

+ Not?cias em Mercado

Livraria da Folha