25 maio 2011

Santos abre vantagem para ir à final da Libertadores

Edu Dracena comemora o gol do Santos contra o Cerro

Edu Dracena comemora o gol do Santos contra o Cerro (Luiz Fernando Menezes / Fotoarena)

Sem o brilho esperado por seus torcedores, o Santos venceu o Cerro Porteño por 1 a 0 no estádio do Pacaembu, no jogo de ida das semifinais da Libertadores da América. A partida de volta está marcada para quarta-feira que vem em Assunção, no Paraguai. O time de Muricy Ramalho tem a vantagem do empate na briga para voltar à final do torneio continental. 

A partida com os paraguaios foi muito dura. O Cerro Porteño fez uma marcação apertada desde o início da partida. Nos trinta primeiros minutos, Villareal e Cáceres levaram cartão amarelo após faltas violentas em Danilo e Neymar, respectivamente. Jogadores santistas também foram advertidos pelo árbitro. Arouca por colocar a mão na bola após reclamar de falta não marcada e Neymar ao trocar a camisa do uniforme dentro de campo. 

Os lances mais importantes da partida foram no finalzinho do primeiro tempo. Aos 43 minutos, Neymar passa por dois adversários e faz o cruzamento. A bola atravessou toda à pequena área até encontrar Edu Dracena. O cabeceio do zagueiro bateu no travessão antes de entrar no gol. 

A reação do Cerro foi imediata. Um minuto depois, Julio dos Santos cruzou a bola para a área e Benítez fez o desvio, também de cabeça. Rafael fez uma bela defesa no reflexo, evitando o empate.

O segundo tempo foi mais burocrático. O Santos se postou mais defensivamente, esperando as jogadas paraguaias, e buscou as oportunidades no contra-ataque. Neymar, Arouca e Zé Eduardo tiveram oportunidades de ampliar o placar. Aos 48, já nos acréscimos, Alan Patrick perdeu a melhor chance. Sozinho, na risca da pequena área, bateu em cima do goleiro Barreto.

A outra semifinal da Libertadores é entre Vélez Sarsfield, da Argentina, e Peñarol do Uruguai. A primeira partida vai ser nesta quinta-feira, em Montevidéu