L?GIA MENEZES
COLABORA??O PARA A FOLHA
Terminaram nesta quinta-feira (26), em S?o Paulo, duas das maiores feiras do setor de cosmetologia e tecnologia: a FCE Cosmetique (Exposi??o Internacional de Tecnologia para a Ind?stria Cosm?tica) e a FCE Pharma (Exposi??o Internacional de Tecnologia para a Ind?stria Farmac?utica).
Os dois eventos reuniram 600 marcas nacionais e internacionais. Para as micro e pequenas empresas, foi o momento de garimpar mat?ria-prima e mapear novos cosm?ticos para oferecer em perfumarias e drogarias.
As novidades abrangeram r?mel para baixar o "frizz" do cabelo, creme que aumenta os seios em 2 cm, c?psulas de maquiagem, base com utilidade m?ltipla (hidrata??o facial, "lifting", efeito antirrugas e protetor solar) e spray para retocar a cor da raiz dos cabelos.
A feira n?o foi focada apenas no p?blico feminino. "O p?blico masculino se tornou forte nicho do mercado e contou tamb?m com novidades", diz Amorim.
Investir em novidades, no entanto, n?o ? o suficiente. ? preciso garantir qualidade, diferencia??o, agilidade e bom relacionamento com os clientes, avalia Gabriel Bianco, gerente t?cnico da Pharmacontrol.
O laborat?rio de controle de qualidade conta com 18 colaboradores e tem faturamento mensal de R$ 100 mil.
A Pharmacontrol faz parte de um nicho que movimentou R$ 36,2 bilh?es no Brasil em 2010, segundo a IMS Health, consultoria do setor.
O segmento de cosm?ticos, higiene pessoal e perfumaria, de acordo com a Abihpec (Associa??o Brasileira da Ind?stria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosm?ticos), vendeu R$ 27,5 bilh?es no ano passado.
Esses setores devem manter crescimento de 13,2% neste ano devido ao ingresso de novos consumidores levados pela expans?o econ?mica, explica L?gia Amorim, diretora-geral da N?rnbergMesse Brasil, empresa respons?vel pelo evento.
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