21 maio 2011

Quem é quem em 'Piratas do Caribe'

 

É o pirata mais procurado dos setes mares. E um dos mais queridos, também. Jack Sparrow tem um jeito engraçado de andar, falar e olhar. E inspira controvérsia. Malandro de carteirinha, não se importa em enganar os outros para atingir seus objetivos, mas é capaz de atos dos mais heroicos sem motivo aparente. No final das contas, é um bom homem com amigos fieis, dispostos a navegar até o fim do mundo para salvá-lo – como se viu no terceiro longa da saga. Interpretado pelo ator Johnny Depp, que recebeu uma indicação ao Oscar em 2003 pelo papel, Sparrow tem como "muso inspirador" o roqueiro Keith Richards, dos Rolling Stones.  


A sensual atriz espanhola Penélope Cruz empresta o seu charme ao quarto filme da franquia, em que dá vida à enigmática Angelica. Mestre dos disfarces, ela se graduou em malandragem com o maior professor de todos, o capitão Jack Sparrow. Os dois, inclusive, tiveram um romance, na época em que ela estava num convento na Espanha. Angelica chega a tentar se passar por Sparrow, mas logo é descoberta por ele. É uma pirata que pode empunhar uma espada, lutar e saquear o mais feroz dos marujos. Mas tem um só objetivo: salvar a alma de Barba Negra da condenação eterna, mesmo que isso lhe custe a própria vida.


Dono da alma e do coração mais frio de todos os piratas, Barba Negra é o capitão do navio Rainha Anne Vingança. Tripulado por zumbis, o navio cospe fogo para incinerar inimigos ou membros inúteis da tripulação. Barba Negra vive sob a sombra de uma profecia de morte e sua única esperança são as águas restauradoras da fonte de juventude. Com a ajuda de Angelica e de um coagido Jack Sparrow, ele empreende uma busca nos setes mares à procura de sua salvação. Coube ao ator Ian McShane dar corpo ao inescrupuloso capitão.


Um jovem ferreiro com alma apaixonada e espírito de pirata. No primeiro longa da série, para salvar a amada Elizabeth Swann, filha do governador da colônia inglesa de Port Royal, Will se une ao capitão Jack Sparrow e vive as mais diversas aventuras no mar. Mas é só no terceiro filme que eles se casam: em plena batalha contra o monstruoso capitão Davy Jones, no navio Pérola Negra. Will, inclusive, descobre que seu pai está vivo e condenado a trabalhar para Jones por toda eternidade. Determinado a resgatá-lo, ele termina assumindo o posto de capitão do navio Holandês Voador, onde vivia o terrível Jones. Quem encarna o personagem nas telas é o ator Orlando Bloom.


A bela e destemida filha do governador de Port Royal é interpretada por Keira Knightley. Ela troca os vestidos por calças confortáveis e se assume pirata – essa parece ser a sua vocação. Chega a ser eleita a Rainha deles, quando decide declarar guerra a Lorde Beckett, o inescrupuloso presidente da Companhia da Índias Ocidentais. Elizabeth é corajosa e ousada. Para salvar a tripulação do Pérola Negra do monstro Kraken, ela condena o capitão Jack Sparrow à morte. Mas se arrepende e ajuda a trazê-lo de volta ao mundo dos vivos. Elizabeth se casa com Will e recebe o coração dele. Os dois têm um filho, mas, por conta da maldição do navio Holandês Voador, ficam condenados a só se encontrar a cada dez anos.


É o australiano Geoffrey Rush, indicado ao Oscar de coadjuvante por O Discurso do Rei, quem faz o papel de Hector Barbossa, um capitão pirata amaldiçoado do navio Pérola Negra. Sob a luz da lua, ele se transforma numa caveira assustadora. Na tentativa de livrar-se dessa maldição, Barbossa trava uma batalha contra Jack Sparrow, Will Turner e Elizabeth Swann. Mas acaba derrotado e morto. Não para sempre, contudo. Através de uma magia realizada pela feiticeira Tia Dalma, ele ressuscita e ajuda a tripulação do Pérola Negra em duas missões de grande perigo: resgatar Sparrow do mundo dos mortos e empreender uma batalha contra o capitão Davy Jones. Barbossa volta a ajudar Sparrow no quarto filme da saga, na busca pela fonte da juventude.


Interpretado por Jack Davenport, o comodoro James Norrington é um determinado perseguidor de piratas que nutre um amor não correspondido pela bela Elizabeth Swann. Norrington chega a perder sua patente após fracassar numa ferrenha busca pelo capitão Jack Sparrow e passa a viver com piratas na Ilha de Tortuga, mas acaba se alistando na tripulação do Pérola Negra e partindo em busca do precioso baú de Davy Jones, onde está o coração do capitão – quem o possui pode controlar a Jones e ao monstro Kraken. Esperto, Norrington consegue roubar o coração e entregá-lo ao Lorde Beckett, recuperando seu status em Port Royal e se tornando almirante. No terceiro filme da franquia, ele se redime de suas sujeiras e morre ao libertar Elizabeth da prisão.


É o ambicioso e cruel presidente da Companhia da Índias Ocidentais. Para assegurar sua riqueza, quer exterminar todos os piratas do mundo. Para isso, inicia uma caça brutal, condenando à forca qualquer pessoa que tenha se relacionado com um pirata. De posse do coração de Davy Jones, ele consegue não apenas controlar o malvado capitão, mas também o polvo gigante Kraken. Beckett encontra uma forte resistência dos piratas, que se unem contra ele numa grande batalha em alto-mar. No embate final contra o Pérola Negra, o Endeavour, navio de Beckett, é alvejado e naufraga, levando junto seu capitão. O inescrupuloso capitão é vivido pelo ator Tom Hollander.


Rosto de polvo e garra de caranguejo. Davy Jones, interpretado por Bill Nighty, é capitão do Holandês Voador e vilão dos mares. Impiedoso, ele prende marinheiros e os obriga a servir em seu navio por cem anos, e ainda controla, a seu bel prazer, o monstro Kraken, temido por todos os navegantes dos mares. Mas nem sempre Jones foi ruim. Desiludido, ele trancou o seu coração em um baú, após se decepcionar com seu grande amor, a deusa Calypso. Quem conseguir apunhalar o coração de Jones pode matá-lo e assumir o controle do Holandês Voador, vivendo para sempre. É o que acontece no terceiro filme da saga.


Interpretada pela atriz Naomie Harris, Tia Dalma é uma feiticeira misteriosa. Primeiro, ela ajuda o capitão Jack Sparrow e Will Turner a encontrar a chave do baú com o coração do capitão Davy Jones. Depois, embarca ao fim do mundo na tripulação do Pérola Negra para trazer Sparrow dos mortos. O misticismo de Tia Dalma, no entanto, tem uma explicação. Ela, na realidade, é a deusa Calypso, grande amor da vida de Davy Jones. Quando finalmente se livra do corpo humano, Tia Dalma se revolta contra os piratas que a aprisionaram e provoca um grande redemoinho no mar. Por pouco, não termina com o Pérola Negra e o Holandês Voador de uma só vez. 


O capitão Teague não é um homem de muitas palavras. Mas também não precisa ser. Na pele do pai de Jack Sparrow, está ninguém menos do que o roqueiro Keith Richards, dos Rolling Stones. Ele contracena com Sparrow no terceiro e quarto filme da franquia – respectivamente na reunião em que apresenta o código dos piratas e num bar onde explica para Jack o ritual da fonte da juventude. Teague dispara sua arma apenas uma vez, contra um oficial inglês que queria matar o filho. Amigo de Keith Richards, o ator Johnny Depp (que faz Jack Sparrow), confessou que se inspirou no roqueiro para compor seu pirata nada convencional. Não podia ter dado mais certo. 



Leia também:


Piratas do Caribe: um negócio de US$ 4,2 bi para a Disney


Teste: Quem é você em Piratas do Caribe?


Teste 2: O que você sabe sobre a saga?


Jack Sparrow assume de vez o comando em Piratas do Caribe