O presidente da Uni?o da Ind?stria de Cana-de-A??car (Unica), Marcos Sawaya Jank, apresentou um relat?rio ? Comiss?o de Minas e Energia da C?mara dos Deputados, no qual adverte sobre a prov?vel escassez do biocombust?vel.
Jank indicou que a produ??o de etanol crescia a um ritmo de 10,4% at? 2002, mas a crise mundial de 2008 baixou o ?ndice de crescimento a 3,3% no ?ltimo ano, mesmo com o aumento da frota de ve?culos com motor flex.
De acordo com Jank, existe um d?ficit de 150 usinas de etanol em rela??o ?s proje??es do setor para 2020. Cada usina requer um investimento de R$ 80 milh?es.
Segundo dados da Unica, para atender a demanda do mercado interno por etanol em 2020, o Brasil ter? que processar 1,3 bilh?o de toneladas de cana-de-a??car, mas a produ??o sofrer? com o d?ficit de 400 milh?es de toneladas dessa mat?ria-prima.
Atualmente, mais de 90% dos autom?veis que saem das f?bricas brasileiras s?o do tipo flex, que permite a combust?o com gasolina, etanol ou a mistura de ambos.
A Unica atribui a falta de investimentos aos custos de produ??o, ?s condi??es meteorol?gicas que afetam as colheitas e ? alta carga tribut?ria.
O diretor da Ag?ncia Nacional de Petr?leo (ANP), Allan Kardec Duailibe, reconheceu que existe uma "disparidade" entre a oferta de etanol e o crescimento da frota de ve?culos.
Os produtores calculam que 54,66% das 568,5 milh?es de toneladas de cana da safra 2011-2012 ser?o dedicados ? produ??o de 25,5 milh?es de litros de etanol e o restante ? fabrica??o de a??car.