
Forças paquistanesas abriram fogo contra dois helicópteros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que entraram no espaço aéreo do Paquistão sem permissão. As aeronaves vinham do Afeganistão e responderam aos ataques, ferindo dois soldados paquistaneses. O episódio desta terça-feira é mais um episódio que contribui para complicar ainda mais as relações entre Estados Unidos e Paquistão, abaladas desde que tropas americanas mataram Osama bin Laden perto de Islamabad, há duas semanas.
"A força aérea da Otan bombardeou um posto do Exército, na região de Wacha Bibi, no distrito tribal do Waziristão do Norte. Dois soldados foram feridos”, declarou um alto funcionário militar que pediu anonimato. Outros dois oficiais e uma fonte dos serviços de inteligência paquistaneses também confirmaram a acusação. A Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) promete investigar o caso.
O Paquistão critica frequentemente as incursões das forças da Otan em suas zonas tribais, situadas na fronteira com o Afeganistão, reduto tradicional de integrantes do movimento talibã. O país também reclamou da operação que matou bin Laden. Classificou-a como violação de sua soberania.
(Com agência France-Presse)