
Barack Obama em Washington (Chip Somodevilla/Getty Images)
Em uma estratégia para diminuir a dependência externa e reduzir os preços dos combustíveis, os Estados Unidos darão permissão para exploração de petróleo no Alasca e no Golfo do México. O anúncio foi feito neste sábado pelo presidente americano Barack Obama, em pronunciamento nacional transmitido pela TV.
Obama pediu também que o Congresso aprove o corte de subsídios governamentais a grandes companhias de petróleo. Ele afirmou ainda que a produção americana do ouro negro em 2010 foi a mais alta dos últimos sete anos, mas que ele espera que ela aumente ainda mais.
Segundo analistas, o pronunciamento e as medidas podem ter objetivos eleitorais, uma vez que a insatisfação dos americanos com o custo dos combustíveis pode frustrar os planos de reeleição do presidente.
Meio ambiente – Depois do vazamento no Golfo do México do ano passado, que provocou o pior acidente ambiental da história dos EUA, Obama decretou uma moratória na exploração de petróleo no leste do Golfo. A medida deve durar até 2017, mas o presidente já afirmou que pode aumentar as concessões já feitas.
“Acredito que podemos continuar a expandir a produção de petróleo na América - mesmo se melhorarmos os padrões de segurança e ambientais", disse o presidente. Mesmo assim, como nação, deveríamos investir em fontes limpas e renováveis de energia, que são a melhor solução para os altos preços da gasolina, afirmou. Segundo Obama, a meta americana devia ser de que 80% de sua energia viesse de fontes renováveis até 2035.