29 maio 2011

Endeavour deixa estação espacial pela última vez

Em sua 25ª e última missão, o ônibus espacial Endeavour se desacoplou à 0h55 (horário de Brasília) da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), que ajudou a construir durante quase duas décadas, e começou as manobras para seu retorno final à Terra. Segundo a Nasa, a agência espacial americana, a aterrissagem no Centro Espacial Kennedy está programada para esta quarta-feira.

Antes de voltar à Terra, o Endeavour dará ainda uma volta e meia na estação. Sua tripulação - são seis a bordo - vai tirar fotografias de detalhe da estrutura externa da ISS, para ajudar nos trabalhos da manutenção. Ao mesmo tempo, astronautas dentro da estação poderão inspecionar o revestimento térmico que protegerá a nave em seu reingresso na atmosfera terrestre.

O Endeavour partiu da Terra com a missão de colocar em órbita o Espectrômetro Magnético-Alfa, um experimento científico que poderá determinar a existência da matéria escura. Trata-se de um experimento de dois bilhões de dólares financiados por 16 países da América do Norte, Europa e Ásia, instalado com sucesso no exterior do lado direito da ISS.

Esta última missão do Endeavour, que já dura 16 dias, é a penúltima da era dos ônibus espaciais. Após trinta anos, o programa está previsto para ser encerrado em julho com o último voo do Atlantis à ISS. Com a aposentadoria das naves americanas, as cápsulas espaciais russas serão a alternativa imediata para as viagens até a ISS. Todos os ônibus espaciais aposentados serão exibidos em museus americanos. O Endeavour ficará exposto no California Science Center, em Los Angeles.

(com EFE)