
Lance de Peñarol 1 x 0 Vélez Sarsfield, em Montevidéu. Clube uruguaio (de amarelo e preto) é o terceiro maior campeão do torneio (Iván Franco/EFE)
O Peñarol venceu por 1 a 0 o Vélez Sarsfield nesta quinta-feira e agora está a um empate da final da Taça Libertadores. Quem passar enfrentará o vencedor do confronto entre Santos e Cerro Porteño, do Paraguai. Na primeira partida, quarta-feira, os brasileiros saíram em vantagem, com vitória em casa também por 1 a 0.
Empurrado pela torcida, que lotou o Estádio Centenário, o clube uruguaio garantiu a vitória sobre os argentinos com um gol de Darío Rodríguez aos 44 minutos do primeiro tempo: após cobrança de escanteio, o lateral apareceu no meio da zaga adversária e desviou para o gol.
O resultado desta noite dá ao time uruguaio a vantagem do empate, por qualquer placar, no jogo de volta, em Buenos Aires. Mesmo perdendo por um gol de diferença, o Peñarol avança à final do torneio se marcar pelo menos uma vez na casa dos adversários.
O Peñarol é o terceiro maior campeão da história da Libertadores, com cinco títulos, atrás dos argentinos Independiente (sete) e Boca Juniors (seis). O Vélez venceu apenas uma vez o torneio, em 1994, em final contra o São Paulo, decidida nos pênaltis.