
Foto divulgada pela Tepco, operadora japonesa da usina de Fukushima, mostra o impacto do tsunami na usina nuclear no nordeste do Japão (Tepco/Divulgação)
Pelo menos dois reatores na usina nuclear de Fukushima podem ter buracos em seus vasos de contenção, de acordo com um relatório publicado pela Tokyo Electric Power Co. (Tepco), responsável pela usina, nesta terça-feira. Essas aberturas foram provocadas pelo derretimento de combustível nuclear. Embora os três reatores tenham sido danificados, apenas o número 2 e o número 3 formaram cavidades de sete a dez centímetros.
A informação sobre o derretimento é baseada em análises de relatórios anteriores sobre a condição da usina. Às 20 horas de 14 de março, 77 horas depois do terremoto que causou o desastre, o núcleo do reator 2 começou a ser danificado. No dia 13 de março, às 21 horas, o reator 3 também foi atingido. Seis horas depois, o relatório indica que houve derretimento de combustível nuclear dentro da estrutura.
A Tepco afirmou que os danos causados às estruturas foi 'limitado'. Especialistas contestaram a informação porque grandes quantidades de água radioativa vazaram para dentro do prédio. O governo japonês disse que a condição dos reatores não afeta o prazo para o fim da crise nuclear.