28 maio 2011

Chilena LAN pode procurar Gol caso fus�o com a TAM n�o ocorra

DA REUTERS, EM SANTIAGO
DE S?O PAULO

A companhia a?rea chilena LAN pode procurar outro parceiro para seus planos de internacionaliza??o se a proposta de associa??o com a TAM for rejeitada por um tribunal de defesa da concorr?ncia, informou o "El Mercurio", do Chile.

Na quinta-feira, o TDLC (Tribunal de Livre Concorr?ncia do Chile) realizou uma audi?ncia em que LAN e TAM apresentaram seus argumentos sobre a cria??o da maior companhia a?rea da Am?rica Latina. Na ocasi?o, a TAM fez um alerta de que poderia buscar outro s?cio se a anunciada fus?o com a LAN for impedida pelo TDLC. "A TAM pode buscar outro s?cio se a fus?o com a LAN for barrada", afirmou o advogado da companhia a?rea brasileira, Juan Gumucio.

As empresas anunciaram em agosto de 2010 um acordo para unirem opera??es, mas uma associa??o de consumidores no Chile op?s-se junto ao tribunal da concorr?ncia, que abriu um processo de investiga??o.

O tribunal espera ter antes de agosto um veredito sobre a legalidade da opera??o.

"Ao final [se for reprovado], vamos procurar um 'second best'. Podemos ir falar com a Gol, que n?o sei se estar? dispon?vel, mas que sua internacionaliza??o n?o se compara com a da TAM", disse o gerente-geral da LAN, Ignacio Cueto, em entrevista publicada pelo jornal chileno "El Mercurio".

"Tamb?m procuraremos por op??es que n?o sejam deste tipo [fus?o]", acrescentou.

Um representante legal da TAM disse durante a audi?ncia que a companhia iria procurar outro parceiro, se a opera??o n?o avan?asse.

No entanto, Cueto considerou que os argumentos apresentados ao Tribunal da Concorr?ncia s?o "fortes" para permitir a uni?o das empresas.

FUS?O

A fus?o entre as empresas ocorreria por meio de troca de a??es para cria??o da Latam Airlines, maior companhia a?rea da Am?rica Latina.

Pelos termos do acordo firmado em 2010, a fam?lia Amaro --controladora da TAM-- ter? cerca de 13,5% da Latam, mas seguir? com 80% das a??es com direito a voto na TAM Linhas A?reas, que ser? uma subsidi?ria de capital fechado da holding. A fam?lia Cueto, atual acionista majorit?ria da LAN, ficar? com ao cerca de 24% da Latam.

Est? previsto um acordo de acionistas no bloco de controle determinando igual poder de voto para as duas partes.

Ap?s o processo de fus?o, a Latam gerar? um grupo de companhias a?reas que fornecer? servi?os de transporte de passageiros e de carga a mais de 115 destinos em 23 pa?ses, atrav?s de uma frota de mais de 280 aeronaves e que contar? com aproximadamente 40 mil funcion?rios.

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