O estudo da empresa de consultoria especializada GfK indicou que o n?mero representa 33% a mais que os dados de 2009. Segundo o diretor-presidente da firma, Paulo Carramenha, a tend?ncia para este ano prev? um ritmo de crescimento similar.
"Nem durante a crise financeira o mercado de luxo brasileiro deixou de vender. ? verdade que em 2009 o crescimento ap?s a crise foi menor, mas mesmo assim cresceu. O mercado de luxo veio para ficar e se estabelecer no Brasil", afirmou Carramenha.
De acordo com o estudo, a maioria dos compradores de luxo no Brasil ? de homens (51%) e com idades entre 35 e 45 anos (34%), sendo que 40% deles faziam suas compras pela primeira vez no segmento.
A pesquisa aponta que 39% dos compradores optam pela tradi??o das marcas e 33% pelo monop?lio do produto.
Na m?dia, cada brasileiro gastou R$ 4.710 por m?s em artigos de luxo, mas, apesar dos ?ndices, o setor de luxo monopoliza somente 2,5% da popula??o brasileira.
Os participantes do congresso assinalaram que as principais economias emergentes, como Brasil, R?ssia, ?ndia e China, junto ao M?xico e Argentina, "representam um grande potencial de consumo" dos artigos de luxo.