Depois de perturbar a oração numa das principais mesquitas do Paquistão, o advogado brasileiro Rodrigo Moreto Cubek foi preso na tarde desta sexta-feira na capital Islamabad, capital do país, informou neste sábado a assessoria de imprensa do Itamaraty. Segundo o relato de testemunhas, o brasileiro estava bastante exaltado ao entrar no templo.
Segundo o Itamaraty, Cubek, que tem cerca de 30 anos e mora em Curitiba, no Paraná, está detido numa delegacia em Islamabad e divide a cela com outro preso de baixa periculosidade. A embaixada brasileira no Paquistão foi contactada pouco depois que seguranças da mesquita o prenderam por ter gritado durante uma oração tradicional da religião muçulmana.
Embora a atitude, classificada como "ofensa religiosa", seja considerada um crime gravíssimo no país, a embaixada brasileira conseguiu fazer com que as autoridades paquistanesas enquadrassem Cubek no delito de "perturbação da ordem pública", cuja pena é mais leve.
Um advogado foi contratado pela embaixada para defender Cubek. Os procedimentos burocráticos deverão continuar na segunda-feira e todas as providências para que o rapaz seja deportado para o Brasil assim que deixar a prisão já estão sendo tomadas.
O Itamaraty não soube dizer há quanto tempo Cubek estava no país, nem quais foram os motivos da viagem. Alfredo Leoni, embaixador brasileiro no Paquistão, está em contato permanente com o rapaz e sua família, que permanece em Curitiba.