Pela primeira vez, o servi?o de TV por assinatura via sat?lites (DTH), com 49,2% de participa??o, ultrapassou em n?meros de assinantes da tecnologia a cabo (TVC), com 48,1%. Ap?s registrar no ano passado um per?odo de forte crescimento, o servi?o DTH alcan?ou 45,8% do mercado nacional em dezembro de 2010 e os servi?os prestados via cabo, depois de perder espa?o, fechou aquele ano com 51% de market share.
Nos primeiros quarto meses do ano, o servi?o de TV a cabo contou com a adi??o l?quida de 145,4 mil assinantes, o que correspondeu ao crescimento de 2,92% da base. J? o DTH registrou no mesmo per?odo 769,3 mil novos clientes (17,19%). No ?ltimo m?s, o servi?o de sat?lite contou com um crescimento de 4,4%, enquanto a tecnologia via cabo teve uma expans?o menor que 0,5%.
As prestadoras de servi?o de TV por assinatura com transmiss?o de sinal por microondas (MMDS) permaneceram em abril com a tend?ncia de queda, com varia??o negativa de 2,5%. Atualmente, esta modalidade de servi?os responde por apenas 2,7% de participa??o de mercado.
Seguindo o mesmo panorama observado ao longo de 2010, as regi?es que mais cresceram foram Nordeste (57,2%), Norte (48,1%) e Centro-Oeste (34,6%). Estas regi?es cresceram acima da m?dia nacional nos ?ltimos 12 meses.
O menor crescimento, em igual per?odo, foi observado na regi?o Sul (26%), acompanhada pela regi?o Sudeste (30,1%), com percentuais de crescimento anual abaixo da m?dia nacional (32,7).
Os tr?s Estados que registraram a maior adi??o de clientes nos ?ltimos 12 meses foram a Bahia (80,6%), Piau? (76,5%) e Par? (71,4%). De acordo com a Anatel, os servi?os de TV por assinatura alcan?aram mais de 35,2 milh?es de brasileiros, considerando o n?mero m?dio de 3,3 pessoas por domic?lio divulgado pelo IBGE.
(Rafael Bitencourt | Valor)