Bianchi e Teixeira acertaram o encontro durante uma conversa por telefone, em um momento em que mais de 4.500 autom?veis argentinos permanecem retidos na alf?ndega do Brasil pela imposi??o de barreiras ? importa??o de ve?culos, confirmaram neste s?bado fontes oficiais.
Os secret?rios conclu?ram na ter?a-feira dois dias de reuni?es em Buenos Aires para encontrar uma solu??o ? situa??o gerada ap?s a decis?o brasileira divulgada h? duas semanas de impor licen?as n?o autom?ticas ? importa??o de autom?veis, mecanismo que permite elevar o prazo para a autoriza??o da entrada de bens ao pa?s.
A medida foi interpretada na Argentina como uma repres?lia ?s barreiras que o pa?s imp?e a produtos procedentes do Brasil, como eletrodom?sticos, artigos t?xteis, sapatos e alimentos, cuja entrada no mercado local foi motivo de controv?rsia e negocia??es nos ?ltimos anos.
Segundo um breve comunicado divulgado pelo Minist?rio de Ind?stria argentino, Bianchi e Teixeira avan?aram nas negocia??es para "liberar gradualmente as licen?as n?o autom?ticas pendentes".
Al?m disso, o Governo Federal anunciou na quinta-feira passada a autoriza??o para a entrada de mil ve?culos argentinos, em um gesto de "boa vontade" para chegar a um entendimento bilateral.
No entanto, a Associa??o de F?bricas de Automotores da Argentina (Adefa) advertiu nesta semana que os impedimentos ao ingresso de autom?veis no pa?s vizinho persistem e que neste fim de semana pode chegar a 7 mil o n?mero os ve?culos retidos.
As multinacionais do setor automotivo estabelecidas na Argentina e no Brasil analisam a possibilidade de "repensar" seus programas de produ??o caso o lit?gio persista na pr?xima semana, advertiram ? Ag?ncia Efe porta-vozes da Adefa.
O com?rcio bilateral de autom?veis ? o ?nico que tem super?vit para a Argentina - aproximadamente US$ 413 milh?es - na balan?a com o Brasil. No seu conjunto, as trocas comerciais registraram d?ficit para Buenos Aires de US$ 4 bilh?es no ano passado.