
Em retaliação às barreiras comerciais impostas pela Argentina, Pimentel adotou medidas que dificultam a entrada de carros vindos da Argentina (Sérgio Lima/Folhapress)
Os ministros de Indústria do Brasil, Fernando Pimentel, e da Argentina, Débora Giorgi, tiveram a primeira conversa telefônica, na noite desta sexta-feira, após trocas de ríspidas correspondências nos últimos dias em razão das barreiras mútuas ao comércio bilateral, conforme informou uma fonte do Ministério de Indústria da Argentina.
A ministra teria dito a seu colega brasileiro que não se pode negociar sob pressão. Pimentel teria pedido um prazo de 48 horas para dar uma resposta. Uma reunião poderá ser marcada para o início da próxima semana, com o objetivo de iniciar o processo de negociação sobre os contenciosos comerciais entre os dois países.
Débora Giorgi rejeitou a proposta de Pimentel para realizar uma reunião de negociação em Brasília. E sugeriu um lugar mais neutro: em Foz do Iguaçu, na fronteira entre os dois países. "É importante que os dois países se mobilizem para buscar um diálogo", disse a fonte do ministério.